quarta-feira, 17 de junho de 2015

A morte de Mozart

Neste meu post sobre os filmes que me provocaram lágrimas de emoção esqueci-me de uma sequência que mais comoção me provocou numa sala de cinema: a sequência da morte de Amadeus Mozart no filme "Amadeus" (1984) de Milos Forman. Há um comentário no Youtube que resume bem o impacto desta sequência: "If you watch this movie and don't get teared up at this scene...then you're surely made of stone." É realmente verdade: o filme magistral de Forman sobre a vida de Mozart termina com esta fabulosa sequência que, em três minutos e meio, sem diálogos, se revela a morte e funeral do génio da música clássica. Toda a sequência é acompanhada por uma das mais impressionantes composições musicais jamais escritas pelo ser humano: "Lacrimosa", o trecho musical mais dramático do "Requiem" de Mozart. 

Com a recente morte do meu pai voltei a ouvir a obra final de Mozart, uma obra de um fulgor musical e de uma elevação espiritual a toda a prova. E revi esta sequência do filme de Milos Forman. E no final voltei a verter lágrimas de emoção... porque não sou "feito de pedra".

Sem comentários: