terça-feira, 15 de julho de 2014

O último plano de um grande filme

Em 1949, ainda a Europa sofria da terrível ressaca da 2ª Guerra Mundial, um realizador de nome Carol Reed realizou em Viena um dos mais emblemáticos filmes 'noir' de sempre: "The Third Man", baseado num livro do mestre Graham Greene com Orson Welles e Joseph Cotten como protagonistas.
Ora, este filme ficou marcado por uma realização superlativa, fotografia contrastante (ganhou o Óscar nesta categoria) e uma narrativa de puro suspense. O filme de Reed marcou também o imaginário dos cinéfilos pela música, com um dos mais memoráveis temas de abertura da autoria do músico Anton Karas (pode ouvir aqui). 
Mas o que queria chamar a atenção do caro leitor era para a última sequência do filme (pode ser vista em vídeo aqui), com um dos planos finais mais belos da história do cinema: Joseph Cotten (na pele de Holly Martins) aguarda a chegada de Alida Valli (como Anna Schmidt). Esta, altiva e quase cínica, passa por ele sem sequer desviar o olhar. É um plano fixo magnífico, pela simetria do mesmo, pela beleza plástica e visual do enquadramento.
Sempre me interroguei se esta rua ainda existia. E existe. Trata-se de um cemitério de Viena e actualmente está nas condições que pode ver na imagem em baixo.


1 comentário:

Marcelo Castro Moraes disse...

Um final marcante e ainda bem que essa rua ainda existe.