segunda-feira, 28 de março de 2011

Entrevista Póstuma (2) - Groucho Marx


O Homem Que Sabia Demasiado - É verdade que o FBI tinha um relatório sobre si por causa das suas piadas comunistas?

Groucho Marx – Sim, mas o FBI na altura tinha ficheiros sobre todos os americanos, até daqueles que diziam em público que não gostavam de Baseball. As minhas piadas sobre comunistas tinham a mesma veia corrosiva do que aquelas que fazia sobre as mulheres ou os burgueses vaidosos que faziam apostas milionárias nas corridas de cavalos. Não iria fazer piadas políticas, pois não?

O Homem Que Sabia Demasiado – O humor dos irmãos Marx foi, por isso, rotulado de incómodo e provocatório, uma ataque aos valores é à moral convencional.

Groucho Marx – Não entendo como era entendido assim, visto que fazíamos um humor non-sense e absurdo. Tenho a certeza que a maioria das pessoas nem percebiam o sentido (ou a falta dele) das piadas dos nossos filmes. Alguma vez viu alguém dar uma gargalhada sonante depois de ter assistido a uma piada dos Marx? Pois, eu também não.

O Homem Que Sabia Demasiado – Chaplin disse uma vez que o grande ponto de viragem da sua carreira foi quando adoptou o bigodinho, o chapéu de coco e a bengala e criou a personagem que todos conhecemos. Aconteceu o mesmo consigo com o bigode e as sobrancelhas pintadas?

Groucho Marx – Sabe, eu sempre tive um grande respeito por Chaplin. Ele disse-me uma vez: “Gostava muito de conseguir falar como o Groucho nos filmes”. E eu gostava muito de ter conseguido ser um cómico genial como Chaplin. Seja como for, um dia estava no estúdio de gravação a fazer um dos meus primeiros filmes e procurava uns adereços e figurinos engraçados para mim, assim à Chaplin. Como não encontrei nada, aproveitei o que tinha à mão: um lápis de carvão. Fiz um bigode espesso e umas sobrancelhas grossas, pus um charuto na boca e fui gravar assim. A imagem ficou e assim poupei dinheiro em bigodes e sobrancelhas postiços.

O Homem Que Sabia Demasiado – Os Irmãos Marx fizeram três ou quatro grandes filmes que ainda hoje desafiam o espectador pelo humor subversivo. Seguiam sempre o guião ou improvisavam durante as filmagens?

Groucho Marx – O que é um guião?... Eu e os meus irmãos viemos do teatro de vaudeville, com uma grande experiência no contacto com o público. E por isso gostávamos de sentir essa ligação durante as filmagens com os actores. E sobretudo as actrizes, que nem sempre gostavam como as tratávamos. Eu nunca fui machista. Uma vez, bebi champanhe do sapato de Sofia Loren e os jornais disseram que foi um acto embaraçoso. Não é verdade. Derramei fora quase metade porque ela se recusava a retirar o maldito pé do sapato! Eu tenho muito respeito pelas mulheres. Aliás, sempre disse que atrás de um homem bem sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele.

O Homem Que Sabia Demasiado – Groucho, morreu apenas três dias depois de Elvis Presley, facto que acabou por ofuscar a notícia da sua morte. Isso não o incomodou?

Groucho Marx – Oh, não! Pior teria sido se tivesse morrido no mesmo dia da Marilyn Monroe. Sempre tive um fraquinho por ela. De tal forma que deixei uma nota escrita com a indicação que queria ser enterrado por cima da sepultura de Marilyn. Mas o meu filho leu a nota tarde demais…

1 comentário:

Silly Little Wabbit disse...

Hoje por acaso tropecei nisto:
http://www.youtube.com/watch?v=N3zmcg0VOk0&feature=related