domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia de São Valentim

A história do cinema está recheada de filmes sobre o amor, o romance, a paixão (a este pretexto, espreite-se a interessante lista de 14 filmes para o dia de São Valentim proposta pelo blogue O Sétimo Continente). Eu fico-me apenas por três sugestões.
Três filmes que exploram a mesma dimensão fulgurante da paixão e do amor, sem esquecer a abordagem do seu reverso: a mágoa, o ressentimento, a separação: "Sunrise" ("Aurora", 1927) de F. W. Murnau, "Casablanca" (1942) de Michael Curtiz, e "As Pontes de Madison County" (1995) de Clint Eastwood.


5 comentários:

Álvaro Martins disse...

Que coincidência, acabei agora de fazer um post sobre o filme de que me lembrei hoje devido ao dia, e, falei no filme do Murnau.

Flávio Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio Gonçalves disse...

Queria, muito particularmente, ver o Sunrise, já que muito bem dizem dele. Casablanca é um filme magistral - só não constou da minha lista, a qual te agradeço a referência, pois penso que não a deveria ter demasiado óbvia. Substitui-o por outro, muito conhecido também: E Tudo o Vento Levou.

Um abraço e feliz dia de São Valentim!

Paulo Assim disse...

E quem me diz o nome do filme onde um grupo de raparigas, no dia se s. valentim, foge do colégio para um monte, onde dançam em redor de grandes rochedos e desaparecem misteriosamente?
Vi este filme há muito, muito tempo e gostava de o rever.

Anónimo disse...

Eu tiraria o "sunrise" e punha o "cinema paradiso" , apesar do 1º ser o clássico que é