sábado, 8 de novembro de 2008

Para escolher um lado é preciso conhecer o outro


É, a meu ver, o mais sublime spot publicitário alguma vez feito para divulgar um programa de televisão. Com qualidade cinematográfica indesmentível, realização segura e eficaz, direcção artística a toda a prova, música em contraste com a violência das imagens, o spot "Prós e Contras - Campanha Manifestação" que actualmente transmite a RTP, é um prodigioso exemplo da qualidade dos actuais publicitários portugueses. Em apenas 60 segundos de anúncio, o realizador Miguel Coimbra (da produtora Ministério dos Filmes, de que faz também parte o premiado realizador Marco Martins, autor do filme "Alice") em conjunto com o director criativo Tiago Viegas da agência de publicidade Brandia Central, constroem uma autêntica narrativa visual sobre a ideia de contraditório numa sociedade democrática. O conflito entre o grupo de manifestantes e a polícia de choque demonstra a antítese entre duas posições aparentemente antagónicas. Uma metáfora sobre a dualidade de opinião, a pluralidade de argumentação numa sociedade que se quer livre e aberta. De repente, os grupos mudam de posição, assumindo o papel que não é o deles. E ouve-se no final uma voz off que diz, apropriadamente, "Para escolher um lado é preciso conhecer o outro". Na última imagem vê-se um cartaz do programa de deabte da RTP "Prós e Contras", colado numa parede, com a figura da apresentadora e jornalista Fátima Campos Ferreira.
Em resumo: este é um spot conceptualmente brilhante, visualmente criativo, formalmente audaz, de produção rigorosa e que abre novas perspectivas para o panorama audiovisual português (nomeadamente, no campo televisivo).


1 comentário:

juju disse...

A primeira vez que vi este spot fiquei completamente colada à televisão, está tão bem filmado que pensei que fosse um anúncio de um filme. Fiquei surpreendida ao ver que era de um programa televisivo, não esperava uma produção tão cuidada esteticamente e com uma mensagem tão forte e bem passada, a verdade é que comunica perfeitamente o conceito do programa e o slogan está muito bom.