domingo, 12 de outubro de 2008

Wim Wenders - espírito inquieto


É a edição DVD do mês. Uma caixa contendo 9 discos com outros tantos filmes do mais representativo cineasta do "Novo Cinema" alemão surgido nos anos 70: Wim Wenders. Autor de várias obras-primas, entre as quais, os sublimes "As Asas do Desejo" (1987) e "Paris, Texas" (1984), Wim Wenders é um realizador que sempre revelou uma procura incessante pelo sentido da vida, com as suas personagens errantes e imbuídas de angústia existencial. Um cineasta de espírito inquieto e explorador das sombras da alma.
No final dos anos 90 e nos primeiros anos do século XXI, Wenders eclipsou-se com trabalhos menores. 2008 traz-nos um novo filme seu - "Palermo Shooting" - mas diz quem viu que é nada mais do que sofrível (passou em Cannes deste ano quase na indiferença geral). A verdade é que a grande obra de Wim Wenders situa-se na década de 70 e 80, tendo dado nas vistas na Europa a partir do momento em que adaptou para cinema o livro "A Angústia do Guarda-Redes Antes do Penalty" de Peter Handke, em 1972.
O pack de DVD agora lançado pela ZON e à venda na FNAC reune alguns dos menos conhecidos (mas nem por isso menos reconhecidos) filmes do cineasta alemão (dois foram feitos para televisão), sobretudo da fase entre a década de 70 e meados de 80: "Alice nas Cidades" (1974), "O Amigo Americano" (1977), "Movimento Falso" (1975), "A Letra Escarlate" (1973), "Nick's Movie: Um Acto de Amor" (1980), "Quarto 666" (1983), e "Tokyo-Ga" (1985).

6 comentários:

Impensamental disse...

Em Julho de 1994 quando ainda morava em Paris, e vim fazer a minha 1º exposição em Lisboa no clube 50, tinham me emprestado uma casa no Miratejo, então quando ia até Lisboa a galeria de arte na rua S. Mamede Ao Caldas, ir de barco para atravessar o Tejo.
Um dia ao longe no cais do terreiro do Paço estavam em filmagens, e quando o barco encostava me apercebi que o cineasta me perecia familiar, era o Wim Wenders que só conhecia em fotografia, estava ali filmando um homem do microfone, aquilo à primeira vista parecia me estranho, porque normalmente o técnico do som não fica no enquadramento em frente a câmara de filmar, fiquei um pouco a ver e depois fui a minha vida, nos dias seguistes vi os mais duas vezes no meu percurso que fazia a pé (é que eu gosto muito de andar a pé, vê se melhor as paisagens e polua-se menos), e mais ao menos um ano depois vi o filme com o titulo “Lisbon Story” em paris e reconheci duas cenas que vi filmar. Mas o filme de Wim Wenders que gostei mais é: “Asas do Desejo (Himmel über Berlin, Der / Wings of Desire – 1987” pela sua poesia, fotografia em preto e branco, argumentos, a cidade de Berlim (na qual quando estive em 1990 andei a procura de certos cenários que tinha visto no filme) …. um grande momento de cinema para mim, e ver o Peter Falk sem ser o Colombo foi irreal… bom dia Victor e ai a horda da Guarda.

Unknown disse...

Olá Kim.

Obrigado pelo depoimento. "As Asas do Desejo" também é o meu filme preferido do Wenders, não só por todos os motivos que referiste, mas também pela música.

Aliás, já tinha falado deste filme aqui - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2008/01/berlim-cave-e-os-anjos.html
VA

Anónimo disse...

Só para dizer que essa majestosa e divinal obra prima intitulada "As Asas do Desejo" também foi editada agora finalmente em DVD (já tinha surgido nos DVDs do Público ao simpático preço de 14.95 Euros num exclusivo da FNAC. Mais vale tarde do que nunca... :-)

Blue Bird

::Andre:: disse...

A resposta do prisu sobre os "spots" dos filmes merecia um tópico. Quantos de nós, numa visita a uma cidade estrangeira, já não procurou certos locais de filmes que nos marcaram?

Anónimo disse...

Sem dúvida que a grande obra prima de Wenders é "Movimento em Falso". (Eu quero este Pack! Candidatos a ofertar-me os DVDs?)

=)

Bom dia para todos *

SLG

Maria disse...

Eu ainda só vi o 'Asas do Desejo' (um dos meus filmes de topo) e o 'Paris, Texas'. Ando namorar esta colecção também, a ver se remato as minhas lacunas.