segunda-feira, 5 de maio de 2008

Memórias activadas por telemóvel



Tenho um amigo que, sempre que vai a concertos de artistas de quem sou admirador, me telefona em directo do concerto para me dar a ouvir excertos do mesmo. Ontem aconteceu mais uma vez com o espectáculo dos alemães Einstürzende Neubauten, na Aula Magna de Lisboa. Pelos sons roufenhos que ouvi pelo telemóvel, rapidamente me vieram à memória as recordações da primeira passagem por Portugal do grupo do carismático Blixa Bargeld. Estávamos em 1993 e a actuação foi na sala lisboeta da Voz do Operário (perto do Largo da Graça). As expectativas eram altíssimas por ver ao vivo um dos mais consagrados e míticos grupos do rock dito industrial. A primeira parte dos Neubauten foi feita por um projecto fugaz mas muito interessante da música portuguesa - Lucretia Divina (de Viseu). O espectáculo dos Einstürzende Neubauten foi memorável, não só porque era o primeiro concerto do grupo em Portugal, como também porque viviam, quanto a mim, o período áureo da sua criatividade (tinham acabado de editar o álbum "Tabula Rasa").
Esse meu amigo também esteve lá, na Voz do Operário, há 15 anos atrás. Aposto que não foi o único a querer reviver, ontem, os momentos únicos daquele primeiro concerto em solo nacional da banda de "Halber Mensch".

3 comentários:

Jorge Silva disse...

Eu tambem estive lá!!!!! :-D

Com 17 aninhos, de Chaves a Lisboa de comboio, que aventura para contar aos netos!

Fabuloso!

Acho que ainda tenho, algures, um registo em cassette.

Rini Luyks disse...

Claro que também estive lá... Blixa Bargeld com garrafa de tintol na mão a entrar no nosso camarim: "Nur eine Halbe Stunde, OK?", mas tocámos o nosso álbum todo na primeira parte.
Tenho algures um vídeo super 8..

Anónimo disse...

Também lá estive nessa noite memorável. Foi um concerto épico.