quinta-feira, 3 de abril de 2008

Taschen - modelo de sucesso


Começou por ser uma simples editora de livros maioritariamente de arte fundada em 1980 por Benedikt Taschen em Colónia, Alemanha. Passaram quase três décadas e hoje a Taschen é uma referência mundial absoluta no mercado de livros e catálogos sobre os mais variados assuntos: para além da arte genérica (sobretudo moderna e contemporânea), há a destacar o design, a arquitectura, o cinema e a fotografia. O sucesso deveu-se, em grande medida, à forma como o seu fundador desenvolveu uma política editorial rigorosa e centrada em dois critérios fundamentais: qualidade das edições (na forma e no conteúdo) e baixo preço (ou preço muito módico comparado com outras edições especializadas). Por isso a Taschen é popularmente conhecida em todo o mundo. Por certo que não haverá um único apreciador de artes (cinema, pintura ou fotografia) que não tenha pelo menos uma edição desta editora nas suas estantes de livros. A Taschen combateu firmemente o elitismo no acesso à literatura sobre arte e as inerentes editoras especializadas em livros de arte (e também a sua política de preços caríssima), possibilitando a formação cultural de um novo público (sobretudo jovem) ao longo destes 30 anos de existência. Longa vida, portanto.

1 comentário:

Anónimo disse...

contact-e@taschen.com